Partindo de Tinghir, Todgha Gorge, no Marrocos, é um dos melhores (e indispensáveis) locais para conhecer.
Todra é o nome dado aos últimos 600 metros dos cânions que descem das montanhas do Alto Atlas. Este desfiladeiro, que possui cerca de 15 km de extensão e altura média de cerca de 400 metros, é composto por falésias profundas e vermelhas e oásis verdes exuberantes, o que o torna um dos cânions mais espetaculares do mundo.
Cenário obrigatório não apenas para tirar fotos. O desfiladeiro, com suas enormes rochas, também é um local muito popular para escaladores de todo o mundo e centenas de rotas de escalada foram feitas dentro das paredes de calcário. Existem, até agora, mais de 400 rotas de escalada estabelecidas na região.
Algumas rotas são bem aparafusadas, enquanto outras não o são, o que significa que é uma boa ideia verificar primeiro, com uma empresa local, os relatórios de manutenção mais recentes.
A parte mais impressionante, na opinião deste que vos fala, são os últimos 600 metros no final da “garganta”. Com apenas 10 metros, de uma parede a outra, o desfiladeiro fica bem estreito. Nessa parte, as gigantescas paredes de rocha vermelha chegam a atingir 160 metros.
Todgha Gorge é um local obrigatório para se ir no Marrocos. No entanto, por ser um destino turístico muito popular, é aconselhável ir pela manhã ou no final da tarde, evitando, desta forma, o grande número de turistas.
Aproveitando o local
Se escalar em rocha não é sua praia, existem muitas outras maneiras de explorar esta região semi-intocada do Marrocos. Há um palmeiral de 14 km que se estende de Tinghir até os desfiladeiros, cercado de uma ponta a outra por castelos de lama abandonados. Se você adora uma boa caminhada, há muitas trilhas bonitas nas montanhas, além do desfiladeiro e aldeias rústicas berberes, onde pode-se desfrutar de uma chávena de chá com os nómades desta região. Caso queira fazer trilhas pela região, sugiro ir sempre acompanhado. Nunca sozinho. Aliás, se perder sozinho no sol do deserto pode não ser uma experiência agradável.
No local, é possível comprar tapetes, outros artesanatos e comer comida típica da região.
Aos fotógrafos
Quando a”golden hour” atinge as paredes vermelhas do desfiladeiro, a exibição de luz que obtêm-se é diferente de tudo e, provavelmente, verá um dos céus noturnos estrelados mais incríveis já vistos, com a Via Láctea visível a olho nu.
Por fim…
Não deixar de apoiar o turismo sustentável. Como Todgha Gorge ainda é um local turístico subdesenvolvido no Marrocos, a maioria dos negócios é administrada por habitantes locais. Se alimentar no local, contratar um guia ou comprar algo, você os está apoiando. Evite ser um daqueles viajantes de um dia, que entram e saem de Todra Gorge, rapidamente e, raramente, apoiam os negócios locais. Fique uns dias em uma vila berbere, por exemplo.
Junto ao desfiladeiro há uma vila berbere amigável, acolhedora, segura e autêntica. Ait Baha possui paisagens naturais incríveis e é o lugar perfeito para mergulhar na cultura tradicional marroquina. Pode ser que encontre um valor muito bom de estadia e poderá usufruir de quartos e terraços, com vistas épicas. O café da manhã será delicioso, o wifi não cairá e o jantar… bem… os jantares aqui (inclusive para vegetarianos) estavam entre os melhores do Marrocos.