O Marrocos, sem dúvidas, é um país encantador. A gastronomia segue pelo mesmo caminho. Durante uma viagem de carro ao Marrocos, passamos por muitos lugares incríveis e comemos comidas maravilhosas, mas nada é tão saboroso quanto comer kofta beef no Marrocos.

De que país é Kofta?
Kofta se refere a uma coleção de pratos de carne moída, como almôndegas, kebabs e bolo de carne que são consumidos em vários países, incluindo o Oriente Médio, Índia e Ásia Central, bem como Marrocos e Egito.

Kofta, também chamado de Kafta ou Kefta, nada mais é que a carne moída tradicional marroquina, geralmente temperada com cebola, cominho, páprica, alho e ervas frescas. É usado em vários pratos Kofta, como espetinhos, hambúrgueres e almôndegas.

Quando comi pela primeira vez, eu estava dirigindo de Chefchaouen para Fez, numa viagem de várias horas em que fui obrigado a parar e comer uma comida de estrada. Mal sabia eu que estaria prestes a comer uma das comidas mais saborosas da minha vida!

No Marrocos, o kefta é como uma instituição. Cada família sabe onde comprar e comer o melhor kefta e famílias inteiras costumam ir ao mesmo lugar para encontrá-lo. Os melhores lugares para degustar o kefta costumam ser os subúrbios e as pequenas cidades, onde os açougueiros não só vendem carne, mas também se oferecem para grelhar e servir, junto com um bule, superdoce, de chá de menta marroquino.

Fazer kofta é uma maneira antiga de grelhar carne moída. Especiarias aromáticas e saborosas são adicionadas à carne, antes que ela seja moldada em um espeto para grelhar. É muito parecido com uma salsicha, sem o invólucro.

O segredo para koftas, bem-sucedidos, é garantir que a carne seja pegajosa o suficiente para segurar nos espetos. Para cozinhá-los, você só precisa de um grelhador quente, que pode ser um hibachi aberto ou um grelhador a carvão ou a gás. Se você estiver usando espetos de madeira, deixe-os de molho em água por cerca de uma hora, antes de grelhar. Isso evitará que as pontas expostas queimem quando você grelhar os kebabs de kofta.

Sirva os koftas de carne junto com quatro a cinco pitas aquecidas, uma xícara de iogurte natural, cebola roxa cortada em rodelas e duas limas divididas em quatro. Você e seus convidados podem fazer sanduíches pita com esses elementos para uma refeição informal. Os acompanhamentos que combinam, perfeitamente, com kofta de carne incluem salada de grão de bico, tabule, cenoura com especiarias ou cuscuz. Acompanhamentos de vegetais costumam ser cozidos em vez de frescos, como o zaalouk, que é berinjela e tomate com temperos.

Esta receita usa um monte de especiarias secas para tornar mais rápido e fácil transformar a carne moída em saborosos kofta kebabs do Oriente Médio. Tudo é misturado em uma tigela e depois prensado em espetos para grelhar.

Ingredientes

  • 1 1/2 libra de carne moída
  • 1 ovo grande
  • 1/2 xícara de coentro fresco picado
  • 2 1/2 colheres de chá de sal marinho em flocos
  • 2 colheres de chá de cebola em pó
  • 2 colheres de chá de coentro moído
  • 2 colheres de chá de cominho moído
  • 2 colheres de chá de colorau
  • 1 colher de chá de pimenta em pó
  • 1 colher de chá de açafrão moído
  • 1/2 colher de chá de alho em pó
  • 1/2 colher de chá de canela em pó
  • 1/2 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora
  • 1 colher de sopa de óleo , para grelhar
  • Pita, iogurte, cebola roxa, fatias de limão ou lima, coentro adicional ou salsa, para servir, opcional
  1. Reúna os ingredientes. Pré-aqueça sua grelha em fogo médio-alto. Combine todos os ingredientes (exceto o óleo) em uma tigela. Misture bem.
  2. Divida a mistura em 6 porções, cerca de 4 onças cada, ou 4 porções (6 onças). Transforme as porções em salsichas compridas e grossas. Faça com que todos tenham tamanhos iguais e lembre-se do comprimento do espeto. Insira um espeto em cada kofta e esprema a carne no espeto. Deve ter cerca de 1 polegada de espessura.
  3. Pincele um pouco de óleo no espeto de koftas para evitar que grudem na grelha.
  4. Coloque os koftas na grelha quente e cozinhe por cerca de 12 a 14 minutos, virando ocasionalmente após 5 a 6 minutos, quando a carne estiver firme.
  5. Quando a temperatura interna dos koftas atingir 75ºC, retire da grelha e sirva.

Você pode servir o kofta nos espetos ou retirá-los dos espetos e organizar as partes do kofta em um prato.

Variação de receita

A mistura de especiarias usada aqui depende daquelas que você provavelmente terá em sua prateleira de especiarias. Os cozinheiros marroquinos costumam usar uma pitada disso e outra daquilo em vez de medir. Se você não tiver um dos temperos, não se estresse muito. Voe com o resto deles ou jogue um pouco de gengibre, em pó, ou pimenta da Jamaica. Não há nada de errado em omitir um tempero de que você particularmente não gosta. O coentro é usado – o que algumas pessoas amam e outras não – você pode substituir pela salsa (mas não faça isso!).

E aí, deu água na boca?