Também conhecida como Pérola Azul do Marrocos, Chefchaouen é uma pequena cidade localizada nas Montanhas do Rif, no noroeste daquele país.
Este local único é, provavelmente, uma das mais bonitas cidades que conhecemos no Marrocos. A fama deve-se por causa de suas ruas e edifícios pintados na cor azul.
A particularidade de Chefchaouen, bem como a proximidade com a Europa, tornou-a um dos principais destinos turísticos do Marrocos. É possível de ir de carro, partindo de Portugal ou Espanha.
Indo direto ao ponto…
Existem muitas teorias diferentes sobre por que Chefchaouen é azul.
Alguns dizem que os tons de azul nas paredes afastam os mosquitos, outros acreditam que o azul ajuda a manter as casas frescas durante os meses quentes de verão. A teoria mais popular é que foi pintado de azul pelos judeus, que fugiram para Chefchaouen, para escapar da Inquisição Espanhola no século 15.
Qualquer que seja o verdadeiro motivo da cor azul, até hoje os moradores ainda aplicam uma nova camada de tinta em suas casas cerca de duas vezes por ano.
Quando visitar
Fomos a Chefchaouen no verão. Obviamente, estava quente e com muitos turistas. Mas é possível visitar Chefchaouen durante a baixa temporada (do final do outono ao início da primavera), evitando as maiores multidões. A única desvantagem é que costuma chover e pode ficar muito frio durante o inverno, pois Chefchaouen está localizado nas montanhas.
Quanto tempo ficar e o que fazer?
A quantidade de tempo que você deseja passar em Chefchaouen realmente depende do que você deseja ver e fazer. Havendo pouco tempo, um dia é suficiente para descobrir a medina (nome que se dá para a parte antiga da cidade) de Chefchaouen, que não é muito grande e pode ser um bom lugar para se perder. Descobrindo praças, portas e becos sem saída encantadores, todos muito fotogênicos.
Se por acaso estiver em Chefchaouen numa segunda ou quinta-feira, não deixe de visitar o “souk ”, a palavra marroquina para mercado. Durante esses dias, os agricultores do vale do Rif descem às ruas da antiga medina de Chefchaouen para vender seus produtos. Isso pode variar de frutas e vegetais a artesanato feito à mão e ervas da montanha.
Muitas das pequenas ruas de Chefchaouen são ocupadas por pequenos bazares que vendem artesanato local, artes, roupas e lembranças tradicionais. É um deleite para os olhos ver todas as mercadorias coloridas sendo exibidas contra as paredes azuis.
Com 2 ou 3 dias na cidade, é possível explorar alguns lugares bonitos nas Montanhas do Rif, como plantações de maconha. Ou mesmo, aprender mais sobre a história, os costumes e a arte da região de Chefchaouen, você deve fazer uma visita ao Museu Kasbah. Este museu etnográfico está localizado no centro da antiga medina, perto da Plaza Uta el-Hammam e está rodeado por um belo jardim exuberante.
Não espere encontrar casas noturnas ou bares em Chefchaouen. O único lugar onde você pode encontrar um pouco de álcool é no bar do Atlas Chaouen, em virtude de ser um país de maioria muçulmana. Se por um lado pode ser difícil encontrar álcool em Chefchaouen, por outro não há problemas para encontrar haxixe. Onde quer que você vá, você sentirá uma pitada de haxixe enchendo o ar. Isto deve-se ao fato das plantações de maconha das Montanhas do Rif estarem muito próximas à cidade. Estima-se que 80% de toda a maconha consumida na Europa venha desta região. Lembre-se, apesar de ser muito barato, o consumo no Marrocos é considerado crime.
Mesmo assim, se quiser visitar uma plantação de maconha e saber como o haxixe é produzido, você pode visitar uma fazenda durante o mês de novembro, após a colheita das plantas. No entanto, SEMPRE peça permissão primeiro, pois nem todos os agricultores ficam felizes em receber visitas. Em geral, eles são muito amigáveis e provavelmente mostram o processo de preparação do haxixe, desde que você não tire fotos para proteger a privacidade deles. Uma pequena dica ou contribuição (algo entre 50 e 100 dirhams) também é sempre apreciada.
Quem aprecia um trekking, a trilha para Jeb al-Kalaa, o pico com vista para Chefchaouen, é uma caminhada cênica, mas intensa. Definitivamente, é preciso ter um certo nível de aptidão física para ser capaz de andar para cima e para baixo. A trilha de caminhada, nem sempre está bem sinalizada, então você precisa ficar de olho nas marcações brancas e amarelas, se não quiser se perder. Todo o percurso pode levar cerca de 9 horas, então use calçados confortáveis para caminhadas e traga água e lanches suficientes.
Dica final
Seja respeitoso com a população local quando se trata de tirar fotos. Eles nem sempre gostam de tirar fotos deles, especialmente quando os filhos estão por perto. Peça primeiro a permissão. Se você quiser tirar algumas fotos sem ter muitas pessoas, você deve ir às ruas antes das 9h.
É importante lembrar que pessoas vivem lá, portanto tome cuidado para não entrar sem querer na casa de alguém acidentalmente. No entanto, não será raro ser convidado por um padeiro ou tecelão para visitar sua oficina e aprender um pouco mais sobre seu estilo de vida.