Roma é uma cidade encantadora, cheia de histórias e com muitas coisas para fazer. Então, criar um roteiro de um dia não é uma tarefa propriamente fácil.

Roma é uma cidade enorme, com muitas camadas sociais e culturais e complexa.

Mas com planejamento, no entanto, é possível em um único dia, conhecer o que há de mais popular na cidade e se apaixonar por ela. Embora, este mesmo itinerário poderia ser feito com mais tempo, pois Roma é para se apreciar e não ser visitada com pressa.

Comece o dia no Coliseu.

Também chamado de Anfiteatro Flaviano, este gigante foi construído em Roma, a pedido dos imperadores Flavianos, entre 70 e 72 DC, durante o reinado de Vespasiano. Localizado a leste do Monte Palatino, no terreno do que foi a Casa Dourada de Nero. Então, que lugar melhor para começar o seu dia em Roma do que no Coliseu?

Ver a estrutura mais conhecida da cidade pela, primeira vez, é uma experiência verdadeiramente inesquecível. Quem sai da estação de metrô Colosseo acaba por ficar impressionado com a beleza e o tamanho da estrutura antiga composta de pedra e concreto. A dica é comprar seu ticket com antecedência para evitar filas e garantir que nenhum minuto do dia em Roma seja desperdiçado.

Quando em atividade, o Coliseu recebia cerca de 50.000 espectadores, que eram protegidos do sol por um enorme toldo retrátil (por essa ninguém esperava). Os mastros de apoio estendiam-se a partir de bases construídas no topo do anfiteatro e centenas de marinheiros romanos eram obrigados a manipular o cordame, que estendia e retraia o velarium (material usado no toldo).

Como se imagina, o Coliseu era palco de milhares de combates corpo a corpo entre gladiadores, de competições entre homens e animais e de muitos combates maiores, incluindo confrontos navais simulados.

O ingresso cobre a entrada no Fórum Romano e no Monte Palatino também.

Arco de Constantino

Ao lado do Coliseu, este arco, construído em 312 DC, é um dos três arcos triunfais romanos sobreviventes em Roma. Erguido, às pressas, para celebrar a vitória de Constantino sobre Maxêncio, o Arco de Constantino incorpora esculturas de muitos edifícios anteriores, incluindo parte de um friso de batalha e figuras de prisioneiros do Fórum de Trajano, uma série de rodelas adriânicas e um conjunto de 8 painéis aurelianos.

Fórum Romano

O mais importante fórum, da Roma antiga, era palco de reuniões públicas, tribunais de justiça e combates de gladiadores nos tempos republicanos e estava repleto de lojas e mercados ao ar livre. Sob o império, quando se tornou, principalmente, um centro de cerimônias e espetáculos religiosos e seculares, foi o local de muitos dos templos e monumentos mais imponentes da cidade.

Entre as estruturas que sobreviveram, no todo ou em parte, estão o Templo de Castor e Pólu , o Templo do César Deificado, a Prisão Mamertina, a Cúria (casa do Senado), o Templo de Saturno, o Templo de Vesta, o Templo de Rômulo, o Arco de Tito, o Arco de Septímio Severo e a Cloaca Máxima.

Passeie até a Fontana di Trevi

Demora um pouco menos de meia hora para caminhar até a Fontana di Trevi, mas há muito para admirar ao longo do caminho: certamente não deixe de observar o impressionante Altare della Patria na Piazza Venezia. Se fizer um desvio curto, passará pela Piazza Campidoglio, uma bela praça projetada por Michelangelo e a Galleria Sciarra, uma obra-prima de Art Déco(entrada gratuita), freqüentemente esquecida, perto da Fontana di Trevi.

Quando estiver na magnífica Fontana di Trevi, certifique-se de jogar uma moeda na fonte, jogando-a da mão direita sobre o ombro esquerdo para garantir que você retorne a Roma. Em nossa visita a Roma, a fonte estava sem água e, como ato de protesto, não joguei moeda e não tirei foto. Sim, é o que esta pensando neste momento caro leitor: ainda não voltei a Roma. 🙁

Caminhe até a Piazza Navona

Com mais de 2.000 anos e dominada por três fontes deslumbrantes, a Piazza Navona já foi palco de tudo, de mercados a festas públicas em sua longa vida. E agora, é mais conhecida por ser uma das praças mais bonitas e populares da cidade.

O Panteão

Como um templo romano que virou igreja, o famoso Panteão é o lar de muitos mistérios, como exatamente sua idade e de que é feito. Assim como muitos lugares em Roma, este local é gratuito para entrar. O Panteão fica dentro da bela Piazza della Rotonda, e enquanto você estiver lá, certifique-se de tirar alguns minutos para admirar a própria praça.

Visitar o Vaticano

Dependendo da hora que se chega ao Vaticano, apenas é possível conferir a praça e visitar o interior da Basílica de São Pedro. Com tempo, dá para subir ao topo da cúpula e admirar a vista inesquecível. Isso, se você, caro leitor, não se importar com espaços apertados e pagar 8 euros para a Igreja Católica. De qualquer forma, apenas pisando na praça pode-se dizer, oficialmente, que visitou a Cidade do Vaticano.

A entrada da basílica é gratuita, embora haja um código de vestimenta que é obrigatório (sem ombros e sem joelhos aparecendo). A fila na Praça de São Pedro é para segurança e é surpreendentemente rápida.

No mais, recomendo que jante em Trastevere ou aproveite para comer uma pizza genuinamente romana.