A Capela dos Ossos de Évora é uma das coisas mais interessantes para ver em Portugal. É uma capela toda decorada com ossos humanos, incluindo crânios, tíbias e fêmures.

Começando por Évora.
A cidade, localizada no Alentejo, é um dos locais mais atraentes para visitar em Portugal, com passados ​​pré-históricos, romanos, mouros e portugueses para descobrir. No entanto, quando visitamos, a única vez em que encontramos qualquer tipo de multidão foi na Capela dos Ossos.

A Capela dos Ossos Évora teve início no século XVI . Os cemitérios da cidade estavam lotados e não havia lugar para expandir. A solução? Exumando os ossos dos mortos e armazenando-os juntos em um só lugar.

Os ossos da Capela também serviam para outro propósito. A mensagem mais poderosa da Igreja é que a vida é breve e transitória, que todos os humanos terão o mesmo destino.

Portanto, uma pilha monumental de milhares de ossos era ideal para transmitir esse “recado”.

Então, o que há para ver?
Em uma palavra, ossos. Que, aparentemente, parecem formar a própria estrutura do edifício, mas na verdade são auxiliados por cimento. Eles cobrem as paredes e pilares da capela, e também são usados ​​para decorar a abóbada do teto.

A inscrição acima da entrada da capela se traduz como: “Nossos ossos aguardam seus ossos”. Um poema também está pendurado em um dos pilares da igreja. A primeira estrofe pergunta: “Aonde você vai com tanta pressa, viajante? Pare … Você não tem maior preocupação do que esta” Em latim, claro.

Não há como não pensar como estas ossadas foram parar lá. Até porque, acredito eu, na época, ninguém teria sabido que iram acabar parando em exibição no século 21. A probabilidade, acredito eu também, é que fossem pessoas da área de Évora, provavelmente um grupo representativo da sociedade (pobres). As duas coisas que todos eles tinham em comum era que estavam mortos e não havia espaço suficiente para eles no chão.

No entanto, fica ainda mais macabro: dois cadáveres ressecados pendurados no teto.

Um deles é significativamente menor do que o outro, então é provável que um seja uma criança. Pude ver que eles estavam tentando transmitir a mensagem de que todas as coisas temporais são temporárias, mas isso é apenas de um gosto horrivelmente ruim.

Como visitar
A Capela está localizada no recinto da Igreja de São Francisco na Praça 1 de Maio em Évora.

Está aberto entre 09h00 e 17h00 diariamente entre novembro e março. Em seguida, está aberto das 09h00 às 18h30, diariamente de abril a outubro.

A entrada custa € 4,00, que inclui também a entrada para uma exposição de arte sacra.