Onde comer o qual o preço do Cozido das Furnas é um típico prato da Ilha de São Miguel, nos Açores?

Sem dúvida, ir à Ilha de São Miguel e não comer o Cozido das Furnas é “um ato falho”. O  fato é que esta comida possui um sabor inesquecível e uma forma de preparo única. Então, se alguma vez visitar a ilha de Ilha de São Miguel, nos Açores, não deixe de visitar vila das Furnas.

Para acompanhar o processo de preparo desta comida, é necessário ir à Lagoa de Furnas, onde irá achar um campo de “fumarolas” que são buracos na terra de onde saem vapor e gases.

O Cozido das Furnas é tão especial porque só é feito nesta vila, devido às suas condições geo-térmicas. Pois os Açores são um arquipélago vulcânico.

O Vale das Furnas

o Vale das Furnas é uma região da Ilha de São Miguel, geralmente lembrada pelas fumarolas (fendas naturais abertas no chão de onde vemos sair uma fumaça do solo). Esse fenômeno é tipicamente vulcânico e aquele vapor é de água com um cheiro forte de enxofre.

Como chegar?

De carro, para passar um dia todo na região e por ser fácil estacionar. As estradas são boas, porém estreitas. Portanto, cuidado com neblina e pista molhada.

O que é o cozido?

O “Cozido” é um prato tradicional português composto por várias carnes (por exemplo: bacon, costelas, frango, chouriço e morcela, chouriço português) e legumes (repolho, batata, cenoura são os mais comuns), cozidos juntos. Mas nas Furnas, o cozido é feito numa panela grande, colocado no subsolo e cozinhado pelo vapor das águas termais e enterrado na terra por 8 horas.

Muitos destes buracos, estão reservados para restaurantes da região. O que me leva a concluir que os preços podem até divergirem de um restaurante para o outro, mas no fundo, são todos iguais. Ouvi dizer que o restaurante mais tradicional é o Tony’s.

Vamos ao que interessa. O prato é autêntico, gostoso, bem servido e tem cheiro de peido. Cai bem um vinho da região dos Açores para acompanhar o prato. O preço médio para uma refeição para duas pessoas ronda os 35 euros. Não é barato, mas vale a pena. Eu comi praticamente todo o prato.

 

Onde comer

Restaurante O Miroma, Restaurante Tony’s (o mais popular), Restaurante Caldeiras & Vulcões, Restaurante do Terra Nostra, Hotel Garden, Restaurante das Caldeiras da Ribeira Grande.

Ficou com vontade de fazer em casa?

– ½ de galinha;
– 800 gramas de carne de vaca;
– 500 gramas de perna de porco em osso;
– 250 gramas de bacon;
– 300 gramas de costeleta de porco;
– 8 batatas;
– 4 batatas doces;
– 4 cenouras;
– 1 repolho;
– 1 couve;
– 1 morcela;
– 1 chouriço;
– 2 inhames;
– Um pouco de sal;

Comece achando um buraco perto de alguma furna em um arquipélogo vulcânico colocando os ingredientes numa panela com seguinte ordem: carne de porco, carne de vaca, repolho, couve, batatas, inhame, cenouras, carne de galinha, chouriço e a morcela enrolada numa folha de couve ou em papel de prata.

Tempere tudo com um pouco de sal e pimenta. Por fim, coloque a panela com os ingredientes dentro de uma sala de lona e deixe cozinhar!