Este roteiro vai levá-los “pra lá de Marraquexe”, a cidade mais popular do Marrocos que irá mexer com todos os seus sentidos, enlouquecendo-os e encantando-os ao mesmo tempo.

Marraquexe é uma cidade, rica em arte antiga, que continua a prosperar e que se mantém viva pelos artesãos modernos dos souqs, pela arte contemporânea e pelo cenário do design da Ville Nouvelle. E a este contraste, é somado os avisos de oração que permeiam a vida dos marroquinos.

No entanto, como Marraquexe era a antiga capital imperial, a cidade possui herança de outras comunidades religiosas que contribuíram para essa atmosfera excêntrica. Visitar o antigo bairro judeu de Mellah, conhecer a Sinagoga Lazama e o cemitério judeu de Miaara, podem contribuir para melhor se entender o passado cosmopolita desta charmosa cidade.

Comece pela Medina

Bem, aqui neste local os mapas não possuem utilidade alguma. São 19 km² de medina, de ruelas estreitas, mal iluminadas. envolvidas em muralhas num tom rosa-terroso.

No centro deste labirinto, a famosa praça Djemaa El Fna, o coração de Marraquexe com seu “carnaval de culturas” diário. Souqs lotados, mágicos, encantadores de serpentes, vendedores de caracóis e tudo que se possa imaginar será encontrado lá.

Essa grande praça, na entrada da medina, é o centro da vida de Marraquexe.

Se o barulho for desconfortável, em virtude do grande fluxo de turistas, também é fácil escapar para um dos muitos cafés e restaurantes nas coberturas ao redor, onde pode-se observar a cena maluca de cima.

Jardins Majorelle

Esses exuberantes jardins tropicais, cheios de cactos, palmeiras e samambaias são obra do pintor Jacques Majorelle. Oriundo da cidade de Nancy, na França, Majorelle veio para Marraquexe, por motivos de saúde, e tornou-se conhecido por suas pinturas da vida marroquina local. Sua obra mais famosa, porém, foi este jardim e o azul vibrante (a cor agora conhecida como azul Majorelle), assim como o estúdio onde o mesmo morava, ainda no local.

Após a morte de Majorelle, em 1962, o estilista francês Yves Saint Laurent comprou a propriedade e, após sua morte em 2008, suas cinzas foram espalhadas pelos jardins. O antigo estúdio de pintura de Majorelle agora abriga um pequeno museu dedicado à arte berbere. Um museu dedicado à vida de YSL e ao famoso legado da moda também está sendo construído no local.

Endereço: Avenue Yacoub el Mansour, Marrakesh.

 

em suma…

Para os compradores, Marraquexe é famosa por ser um centro frenético para a caça de pechinchas. Para os turistas, amantes da história, os muitos museus e monumentos são as grandes atrações. E se permitam passar a noite em um riad, assim poderão dormir em meio a esse esplendor e tomar um típico café da manhã marroquino.

No segundo dia, se “perca”. Se permita não fazer nada planejado. Simplesmente saia, sem rumo. Esse é o melhor conselho que posso dar.