Durante uma viagem de 2 semanas pelo Marrocos, a caminho de Marrakesh, pela Estrada das Mil Kasbahs, resolvo parar em Tinghir, um local não muito longe de Ait-Ben Haddou, Rose Valley e as impressionantes Todgha Gorge.
Tinghir é um património da UNESCO, está localizada na parte oriental da região do Alto Atlas e é relativamente seguro dirigir por conta própria até lá.
Onde ficar em Tinghir?
Muitos hotéis e acomodações estão localizados no caminho de Tinghir, até o final do desfiladeiro. Escolhi ficar em um AirBnb, o que foi na verdade, uma ótima escolha para uma experiência mais imersiva na cultura marroquina.
O que há de espetacular por lá?
Tinghir é uma cidade com uma população de cerca de 44.000 habitantes e está localizada no centro de um dos oásis mais impressionantes do sul de Marrocos. A paisagem é simplesmente incrível e, honestamente, vimos os oásis mais bonitos do Marrocos. Por conta disso, virou cenário para muitos filmes, como o mais famoso deles “Lawrence da Arábia”.
Com tempo, Tinghir oferece uma excelente trilha para caminhadas, passando por paisagens exuberantes. Ichou, dono da acomodação que ficamos, se mostrou um excelente guia da cidade. Mostrou-me o caminho através do oásis e pela agricultura local. Transitar em pequenos caminhos, próximos aos canais de água e observar os fazendeiros locais cultivando suas hortaliças, foi bastante interessante, por mais que pareça monótono.
Aproveitando a experiência
Tinghir é perfeita para uma pequena pausa e passeios divertidos para quem gosta de saborear as belezas naturais das paisagens do vale, kasbahs em ruína e comer comidas deliciosas. Para uma experiência turística, não é de se descartar uma visita ao pequeno museu na avenida Bir Anzarane e conhecer uma coleção de fotos antigas da região.
Além disso, os interessados no artesanato local devem visitar a loja de tapetes Maison de Cadeaux Berberes. Sem dúvida alguma, os tapetes mais lindos que vi em toda a minha vida.
De todos os lugares que visitei no Marrocos, este foi um dos que mais me surpreendeu e um dos que mais gostei. Recomendo, sem sombra de dúvidas, a visita para quem não só quer apenas fazer fotos maravilhosas, mas conhecer um lugar apaixonante.