Morar e trabalhar na Europa, ter a experiência de viver em outro país, absorvendo uma nova cultura e gastronomia. Portugal deixou de ser um sonho para brasileiros e se tornou uma realidade muito acessível.

Indo direto ao ponto: é difícil achar oportunidades de emprego para brasileiros em Portugal? A resposta é não.

No entanto, é indispensável um planejamento para tal. Principalmente para quem não possui ainda o visto de trabalho ou cidadania europeia. Por outro lado, Portugal é um dos poucos países da União Europeia que permite o estrangeiro entrar no país com visto de turista e começar a trabalhar legalmente, podendo fazer o pedido de visto depois.

Optar por este caminho pode tornar o visto mais demorado, pois chegar em terras lusitanas como turista e obter o visto depois é a opção mais procurada e, portanto, as filas no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) é muito maior para quem opta por este modo. É mais complicado? Não, mas é mais demorado e uma vez que o trabalhador estrangeiro demore para receber seu cartão de residente, este também vai demorar para ter acesso à itens básicos de serviços públicos: sistema de saúde, previdência, etc.

A realidade de Portugal no momento:

Portugal hoje vive uma realidade difícil, tendo altas taxas de desemprego impulsionadas pela pandemia de COVID-19. Então, as oportunidades estarão diretamente relacionadas com as qualificações do trabalhador.

A boa notícia é que Portugal se tornou um hub criativo para empresas de tecnologias que atuam no mundo todo, como o Google, a Amazon e a Microsoft. Portanto, candidatos da área de TI, programadores, designers de aplicativos possuem grandes chances.

Lisboa é hoje uma das cidades com mais startups do mundo e a maioria delas estão em espaços co-working. Isto também deve-se a um programa de aceleração chamado Lisbon-Challenge. E neste contexto, brasileiros são hoje os profissionais mais requisitados fora da União Europeia por empresas como: Webhelp, Huawei, OLX, IBM, Siemens, OutSystems entre outras.

As áreas com mais vagas são: infrastructure manager, data scientist, especialista de big data, administrador de sistemas, web developer, mobile developer, especialista em segurança e IT Manager.

Também é importante ter em mente que, embora Lisboa e Porto sejam as cidades com mais vagas de trabalho, há muitos polos tecnológicos no interior do país, especialmente na região norte.

Nestas vagas, os salários variam entre 18.500€ a a 56.000€  por ano.

Os principais sites de emprego em Portugal, hoje são:

Além disso, o linkedin é uma ferramenta muito útil para conseguir emprego em Portugal. São milhares de vagas disponíveis para brasileiros nas áreas de administrativas, apoio ao cliente, auditores comerciais, controle de créditos, engenharia, finanças, turismo, marketing e recursos humanos.

 

emprego brasileiros Portugal

 

Considerações finais:

Muitas vezes, os processos seletivos são longos e demoram meses. Portanto, paciência é uma virtude nestas horas.

É muito importante ter fluência em inglês. Portugal, como já dito, é polo para empresas da mundo todo e o inglês é muito valorizado. Alemão e francês também são valorizados.

É importante, principalmente para os profissionais de saúde, validarem seus diplomas em Portugal antes de começarem a trabalhar.

Além dos sites de emprego, há muitas agências de recrutadores e é sempre bom mandar candidaturas espontâneas e acompanhar as vagas. São elas:

Por último, a realidade das condições de trabalho em Portugal são muito similares ao que é praticado no Brasil. Muitas empresas não pagam horas extras, trabalham com recibos-verdes descumprem o que é averbado. Portanto, ao negociar uma posição, clarifique bem com seu empregador todas os pormenores da vaga. De resto, boa sorte.