Montalvão é uma freguesia do concelho de Nisa e está situada, entre os rios Tejo e Sever, no alto Alentejo. Está, estrategicamente, próxima à fronteira com a Espanha, bastando cruzar a barragem e já se está em Cedillo, no outro país.

Popularmente, é conhecida como a Capital do Universo e foi, outrora, um povoado da primeira monarquia de Portugal e a última fronteira dos Cavaleiros Templários (1262/1323).

Ainda estão presentes os vestígios de tal ordem, como as ruínas, em pedra de xisto, do Castelo pertencente à Ordem Templária, de caráter religiosa-militar, com enorme carisma na cristandade. Tais vestígios de ruínas estão suportadas por uma plataforma que as mantem presentes nos dias atuais.

Depois de extinta, passou a ser a comenda da Ordem de Cristo, fundada por D. Dinis. Estar em Montalvão é como voltar ao tempo, onde a tradição persiste e a vida parece parar.

É um local que não pode deixar de ser visitado. A Igreja Matriz é uma verdadeira obra de arte, em granito e foi construída no século XVI, assim como a natureza que encanta o lugar, com suas Oliveiras, a adornar e encantar a freguesia.

As festas populares e religiosas são, também, um marco importante, honrando a N.Sa. dos Remédios, assim com as absurdas touradas que ocorrem na Praça de Touros local. Na estada pela aldeia pude saborear o autentico porco alentejano, feito à moda caseira, assim como outras iguarias locais.

São destaques da economia de Montalvão: a produção de azeite, onde as azeitonas ainda são colhidas à mão, e a confecção dos xales em pele de cabra, tradições estas passadas para as novas gerações.

 

Montalvão encanta por suas lindas paisagens, mistérios e lendas e possui uma população que vai diminuindo com o passar do tempo e cujo censo realizado, em 2011, acusava 442 habitantes numa área de 123,87 km2.

São pontos de destaque a antiga escola primária, hoje restaurada e ponto turístico, dando lugar a um espaço museológico, denominado Montalvão Vintage – reviver o passado, a Igreja Matriz com sua arquitetura única, prédios como a Santa Casa de Misericórdia, entre outros.

A proximidade de Montalvão com a fronteira da Espanha, através da barragem existente, que leva a cidade de Cedillo tornam a estada uma expectativa muito singular, pois logo ali está a Espanha, bem próxima, e também com a Castelo de Vide, uma linda vila portuguesa, outro agradável destino.