Catania, na Itália, é a segunda maior cidade metropolitana da Sicília e conhecida mundialmente por conta do Vulcão Etna e o Mar Jônico.
A cidade, que ao longo muitos séculos passou por terremotos e erupções, atravessou uma variedade de mudanças urbanas. E coisas para fazer é o que não faltam naquela cidade, desde aproveitar os cenários históricos ou mesmo jantar em uma boa trattoria.
Então, aqui vai uma lista do que fazer lá:
Piazza del Duomo.
Este patrimônio mundial da UNESCO é o centro da cidade e lar da famosa Fontana dell’Elefante feita inteiramente de pedra de lava negra. A estátua é conhecida como “ u Liotru ” e é o símbolo da cidade.
Mercado dos Peixes
Para dar uma olhada em um pouco da genuína cultura italiana, uma parada no mercado de peixes local é obrigatória. La Pescheria fica logo atrás da Piazza del Duomo e todas as manhãs oferece um vislumbre divertido de onde alguns pratos mais saborosos de Catânia. A atmosfera, que predomina, torna o local excitante para explorar e comer algo, em qualquer um dos restaurantes de frutos do mar frescos, ao longo do mercado.
Etna
Nenhuma viagem a Catânia está completa sem ir ao encontro do vulcão mais ativo da Europa. Embora o Etna tenha sido uma maldição na Catânia por milhares de anos, entrando em erupção num total de dezessete vezes ao longo da história, hoje traz turistas e movimenta a economia da região.
A quebra de lava de erupções anteriores torna o solo extremamente fértil e, por esta razão, vinhas, olivais e pomares florescem e os agricultores podem ganhar uma vida abundante. Muitos passeios diferentes do Monte Etna estão disponíveis diariamente. São oferecidos passeios de trekking de meio dia e dia inteiro, bem como passeios de degustação de vinhos e exploração de cavernas de lava. Amostras gratuitas de produtos locais, como mel, azeite e vinho estão incluídas. Beba um vinho italiano genuíno, desfrute da paisagem rural e prepare-se para ficar impressionado com as vistas panorâmicas.
Teatro Massimo Bellini
Localizado perto da Piazza del Duomo, está o famoso Teatro Massimo Bellini. Construído em 1890 pelo compositor italiano Vincenzo Bellini, o edifício de mármore é um excelente exemplo do barroco siciliano. Recomenda-se reservar, com antecedência, se quiser assistir a uma apresentação lá, pois os ingressos se esgotam rapidamente. Se a ópera não é para você, pode não ser interessante.
Catânia é uma cidade segura?
Sim, se usarmos o bom senso. Eu devo ter passado por umas duas cracolândias pelo centro histórico da cidade e não me senti 100% seguro. Portanto não é recomendável andar sozinho à noite, principalmente em ruas mal iluminadas.
Ficar alerta é a regra. Pequenos crimes de rua, como roubo de bolsa, são comuns.
Então, é manter a bolsa posicionada na lateral do corpo e estar atendo com ítens como iPhone, câmeras e notebooks. Já ouvi falar de incidentes com alguns motoristas de scooter pegando malas de uma pessoa enquanto esta passeava.
A Sicília tem a reputação de ser uma das capitais “mafiosas” ou do crime organizado da Itália, embora isso não seja algo com que os turistas que visitam o país tenham de enfrentar.
Então….
As atrações de Catania são adequadas para obcecados por comida, amantes de história e apreciadores de uma boa praia. Então, quase todo mundo que for para Catânia, provavelmente, encontrará algo para atingir seu objetivo.