Com a premissa que praia é um povoado de pescadores com poucas pessoas, tranquilidade e comida barata, fui conhecer Punta del Diablo no Uruguay.
Apesar da viagem ser longa e, por vezes, tediosa, acordar por volta das 5h da manhã e partir é a melhor alternativa se a origem for Porto Alegre. O nascer do sol é sempre encantador na estrada.
Após algumas horas no carro, chegando na fronteira, compre suas bebidas nos free shops do Chuí. bebida alcoólica no Uruguay não é barata. Frutas e verduras, idem.
Punta del Diablo é uma praia pequena. A população fixa não ultrapassa 650 pessoas. Em alta temporada e feriados essa população aumenta muito, mas a vibe de praia pequena permanece.
Através do AirBnb aluguei por “modestos” U$ 120 uma casa simples, ideal para um um casal. Esta tinha 2 andares, vista para o mar e churrasqueira estilo parrilla. Não sei se mais barato que alugar uma casa nos mesmos moldes em terras brasileiras. No entanto, afirmo que nos mercados e nos bares o dinheiro vai rápido.
E como é a praia? Bom, há bares, mercados, polícia, peixaria, hotéis e pousadas. Mas como toda a praia “roots”, não é incomum faltarem ítens básicos nas prateleiras do mercado. E claro, pode-se comprar peixe fresco diretamente dos pescadores final da tarde.
Tenho descendência uruguaia, mas nunca tinha estado naquele país. Durante minha estadia, eu caí de amores pelo país. Amei a praia, as pessoas, o rock latino, e a tranquilidade que me lindo pôr-do-sol que a minha varanda me presenteada.