Não é preciso ir muito longe de Lisboa para encontrar paisagens deslumbrantes e algumas das mais belas praias da Europa. Basta ir até o Parque Natural da Serra da Arrábida e você as encontrará.

Como ir?

Indo pela estrada N379. Cada curva revela vistas espetaculares, então, tire um tempo. Desça do carro e aprecie a paisagem. Talvez o melhor miradouro seja o Miradouro do Norte. A partir deste local, pode-se ver, através do vale, além de cumes, Lisboa em um dia claro.

Há muito pouco para interromper o verde da paisagem, no lado costeiro da estrada, exceto por um mosteiro franciscano do século XVI, que se espreita por entre as árvores. No entanto, o mosteiro só abre de quarta a sábado, mas vale a pena tentar organizar uma visita.

Para quem busca fácil acesso, é recomendável parar na Praia da Figueirinha. Esta é a maior e mais acessível praia do Parque Natural da Arrábida, com uma vasta extensão de areia, muitos guarda-sóis e estacionamentos, além de instalações modernas, incluindo um complexo de bar / café / restaurante. No verão, eles oferecem festas na praia com DJs.

Dica: Se você vier na alta temporada, ou seja, de 15 de junho a 15 de setembro, o tráfego é restrito a essas praias e você precisará usar um serviço de ônibus.

Por mais adorável que fosse, eu estava de olho em uma praia diferente para nosso piquenique. Para chegar à belíssima enseada da praia de Galapos, é necessário descer vários degraus, bastante íngremes, que o levam a uma pequena enseada cercada por pedras.

Em abril, quase tivemos a praia só para nós, exceto uma família que estava acampada nas rochas e um único banhista do outro lado, depois do café. Decidimos que aquele era o lugar perfeito para almoçar e tomar sol.

A praia do Portinho da Arrábida, sem dúvidas é a minha favorita.

Na realidade, a praia em si era menos atraente, embora preservada e pouco desenvolvida. Há um estacionamento para quem chegar cedo e, para chegar à praia de areia, é preciso caminhar alguns metros.

Importante

  1. Se vens à Arrábida apenas por causa das praias não precisa, necessariamente, ir de carro, pois pode ser estressante. Uma vez que estacionar no verão é um pesadelo perto das praias da Serra da Arrábida. Existem serviços regulares de autocarros especiais que partem de Lisboa e Setúbal.
  2. De acordo com algumas informações novas, a Polícia está autuando motoristas e, principalmente, rebocando carros que estão estacionados na beira das estradas. Se não quiser se surpreender, deixe o carro no estacionamento da praia do Creiro e depois faça uma pequena caminhada de 1 km.
  3. Durante o verão (de junho a setembro), e devido à grande afluência de pessoas, que visitam estas maravilhosas praias, a estrada entre a praia da Figueirinha e a praia do Creiro está fechada. Terá de deixar o seu carro no parque de estacionamento localizado perto da praia da Figueirinha e depois caminhar 3 km para chegar às praias de Galápos e Creiro ou poderá apanhar um autocarro, que liga estas praias.

Dica final:

Não esquecer de comer um choco frito, prato típico da região. O choco frito é um prato tradicional português, originário de Setúbal, onde é a mais conhecida especialidade local. Embora se possa pensar que o prato contém chocolate, na verdade ele consiste em choco frito que é normalmente servido com batatas fritas ou arroz, salada e rodelas de limão.

Embora não tenha mostrado todos os lugares incríveis que o Parque Natural da Serra da Arrábida e seus arredores têm a oferecer, a Serra da Arrábida é considerado um dos locais mais bonitos de Portugal. Espero que tenham gostado.