Uma das cidades medievais mais bem preservadas de Portugal, na região do Alentejo, Castelo de Vide possui este nome por conta de um castelo do século 14. Então, seguem as dicas para quem quiser visita-la.
Quem visitar o Alto Alentejo, provavelmente irá ouvir falar desta cidade, conhecida não apenas pelo castelo mas é também por sua história judaica.
O bairro judeu da cidade é repleto de casas pitorescas adornadas com portais góticos e abriga a sinagoga mais antiga de Portugal. Embora a idade da construção seja desconhecida, a casa germinada tornou-se uma sinagoga no século XIV e voltou a ser uma residência depois que os judeus foram expulsos da Península Ibérica.
Perto da judiaria, está a Fonte de Villa coberta, uma fonte renascentista de mármore do século XVI e abaixo, na colina, está a parte “nova” da cidade, datando principalmente do século 17 ao 18. No centro da cidade, há a Praça Dom Pedro V que é cercada por prédios barrocos, igrejas e a prefeitura.
Onde fica?
Castelo de Vide é uma das melhores joias escondidas de Portugal. Raramente você o verá nas listas de coisas para fazer em Portugal, em parte porque é muito remoto, perto da fronteira espanhola. Mesmo que pretenda visitar o Alentejo e pesquisar a área, terá dificuldade em descobrir muito sobre ele.
A cidade está localizada perto da fronteira com Espanha. Ao pé do Parque Natural da Serra de São Mamede, uma região que contém o deslumbrante castelo medieval e o topo da colina de Marvão. Situa-se no extremo norte do Alentejo, a norte do centro regional de Portalegre, a 121 km a norte da capital do Alentejo, Évora, e 225 km a nordeste de Lisboa.
Como é andar pelas ruas da cidade?
Como Castelo de Vide é uma pequena cidade rural construída sobre uma colina íngreme perto da fronteira espanhola, suas ruas estreitas de casas medievais caiadas de branco com telhados vermelhos serpenteiam até ao Castelo, no topo da colina.
Isto pode soar familiar para quem já visitou esta parte de Portugal. Mas um passeio de 5 minutos pode durar horas.
O que há de especial em Castelo De Vide?
Castelo de Vide é uma das vilas medievais mais bem preservadas de Portugal. Então se é transportado de volta aos séculos passados. Quase não há nenhum desenvolvimento por lá. Tão pouco é fácil encontrar cafés, restaurantes, lojas de souvenirs que vendem artesanato local. Há um pouco disso nos arredores da Cidade Velha.
Ao chegar às alturas, pode-se ter excelentes vistas das ruas de paralelepípedos mas também de velhos parando para bater um papo em uma esquina, enquanto um gato indolente solta um último bocejo antes de uma longa sesta.
É um local bastante atmosférico, com amplas vistas sobre a cidade e campo até à Serra de São Mamede. Ainda há casas ao redor das muralhas do castelo, imperturbadas em seus becos.