Localizada a cerca de 40 minutos a sul do Porto, Aveiro pode ser descrita como um local que é, ao mesmo tempo, charmoso e pitoresco. Embora Aveiro seja menor e nem tanto explorada se compararmos com outras cidades mais populares de Portugal, recomendo vivamente que planeie uma visita por um ou dois dias ou mesmo uma parada se estiver viajando entre Lisboa e Porto.

Também conhecida como a Veneza de Portugal, esta cidade é pequena, charmosa e vale ser visitada. Então, o que fazer em 1 dia em Aveiro?

Como Aveiro é uma cidade pequena e fácil de percorrer, pode-se facilmente conhecer todo o centro da cidade em uma ou duas horas. A cidade é dividida por canais cênicos, por onde passam barcos coloridos em estilo gôndolas venezianas. Os edifícios e casas criam um mosaico único de cores e padrões, compostos por flores, parques e jardins.

Um passeio moliceiro pela cidade

O que definitivamente tem de fazer durante uma viagem a Aveiro é fazer um passeio nos coloridos barcos dos canais, também conhecidos como “moliceiros”. Um passeio de barco pela cidade fornecerá uma visão único para admirar Aveiro a partir da água, tendo auxílio dos guias, que irão lhe ensinar fatos interessantes e divertidos sobre os locais e a história da cidade.

Os passeios de moliceiro duram 45 minutos, e levam você tanto pelo centro, quanto pelos arredores da cidade e custa entre 5 e 10 euros.

Dica: se quiser evitar o calor, recomenda-se que vá de manhã, no entanto não é raro ver nuvens em Aveiro até cerca do meio-dia. Se preferir o sol, pode ir a qualquer ponto da tarde, até às 17h, altura em que terminam os passeios de barco. Eu fui por volta do meio-dia em um dia claro.

 

Passearpelas ruas coloridas de Aveiro foi provavelmente a minha atividade favorita. Cada edifício é diferente do outro, e você pode admirar uma grande variedade de azulejos e combinações de cores em cada pequena rua. Portugal é conhecido pelos seus edifícios altos e estreitos e os belos azulejos, e Aveiro mantém-se fiel a esse visual.

Apesar de adorar o meu passeio de moliceiro pelos canais, descobri que a melhor forma de descobrir Aveiro era simplesmente perder-se nas ruas.

Aveiro é uma cidade incrivelmente fotogênica. É recomendável aproveitar as oportunidades para fotos na frente de seus rios e edifícios cênicos e todas as áreas da cidade irão fornecer o cenário perfeito.

Compras

Bem no centro da cidade, há uma enorme área comercial, com as principais lojas europeias: Zara, Bershka, Pull & Bear, etc. Não sou muito de fazer compras, mas tenho que admitir, tirei vantagem das muitas lojas e saldos que estavam a apenas dois minutos a pé do meu hotel.

Costa Nova

A cidade costeira da Costa Nova fica, com fácil de carro ou ônibus a partir do centro de Aveiro. É, sem dúvidas, uma mudança drástica de cenário. Conhecida por sua arquitetura interessante e casas listradas, Costa Nova, oferece uma variedade de restaurantes de frutos do mar, cafés, lojas e bares de praia.

Há um passadiço de madeira que se estende ao longo da praia, repleto de locais para fazer um lanche ou uma bebida. A longa extensão de areia oferece lugares infinitos para se estabelecer em um bom local para se bronzear, observar as pessoas ou fazer piqueniques.

 

Gastronomia

Aveiro é uma vila de pescadores. Seguindo esta premissa, há inúmeros restaurantes de frutos do mar frescos ao longo da água e pelas ruas sinuosas para escolher ou mesmo visitar o Mercado do Peixe. Se frutos do mar não são a sua praia, poderá comer uma comida tradicional portuguesa na região.

E, apesar da cidade ser pacata com pouca vida noturna, é possível de encontrar música ao vivo e boa vibração no bar do andar superior da rua principal conhecido como Mercado Negro, que fica aberto até às 2h da manhã.