Oslo é uma cidade lindíssima, absurdamente cara e rica em museus.
Na realidade é muito mais que isso, é uma cidade linda, sem violência ou desemprego, onde todas as pessoas possuem um bom padrão de vida e é impossível não se apaixonar por ela.
Minha passagem por Oslo seria curta demais, apenas um stop antes de ir em busca da Aurora Boreal. Veja aqui como foi essa viagem. Em relação à Oslo, fiz o que qualquer pessoa faria: ver o máximo de museus.
Museu de História Natural
Pertencente à Universidade de Oslo, o Naturhistorisk Museum é o museu de história natural mais antigo da Noruega. A localização deste museu é privilegiada, pois fica dentro Jardim Botânico de Oslo. O acervo, que vem sendo alimentado nos últimos 200 anos, conta com fósseis, rochas, minerais, animais e espécimes de plantas.
São 2 prédios, que dividem o museu em duas áreas, a geológica e zoológica.
Na ala zoológica, através da taxidermia, é possível ver de perto ursos, linces, lobos, bem como outros predadores de perto.
Ao lado, no museu geológico, as exposições montam as história da Noruega e do planeta terra através da geologia. Foi neste local que vi, pela primeira vez, um fóssil de T. Rex.
De terça a domingo, das 11h às 16h.
Quanto: adultos NOK 50,00 – estudantes/crianças NOK 25,00
Galeria Nacional
A galeria nacional é um dos museus mais populares de Oslo. Tal popularidade dar-se por conta de um dos destaques da coleção: O Grito, de Edward Munch.
No entanto, este museu também conta com várias obras clássicas da pintura norueguesa, do renascimento até o século 19, como também várias obras de arte marcaram a história da Grécia, Alemanha e muitos outros países de artistas como Christian Krohg, Adolph Tidemand, JC Dahl, Hans Gude e Harriet Backer.
Endereço: The National Gallery, Universitetsgata 13
Quanto: adultos NOK 50,00 – estudantes/crianças NOK 25,00
OBS: com um único ingresso você entra no The National Gallery and the Museum of Contemporary Art, no The National Museum – Architecture e no The Museum of Decorative Arts and Design.
The Museum of Decorative Arts and Design
Para fechar meu dia em Oslo, visitei este simpático museu que apresenta a evolução do design através dos tempos.
Com foco no design e artesanato dos últimos 100 anos, com grande acervo vintage, este museu ainda conta com ítens de moda e cerâmica dos entre os anos 1100-1900, como vasos gregos antigos e objetos de arte da oriental. Como uma peça de tapeçaria chamada Gobelin, um tecido único, comercializado em meados do século 12.
Endereço: St. Olavs portão 1