Amsterdam é, sem dúvidas, uma das cidades mais incríveis do mundo. Com mais de 60 museus, possui a maior densidade de museus do planeta, para que turista nenhum tenha desculpa para ficar entediado e dizer que a cidade é feita de tulipas e coffee shops.
Minha dica importante é adquirir o museumkaart e ir no maior número de museus que conseguir ir.
Canal Museum
O Het Grachtenhuis, na minha modesta opinião, deveria ser sempre o ponto de partida para qualquer turista viciado em museus. Ele conta a história dos canais de uma forma lúdica e após a visita fica fácil entender por que esta é uma das cidades mais bonitas do mundo.
Esta museu é uma homenagem ao Distrito Canal, com exposições multimídia mostrando como os canais são uma maravilha da engenharia construída em terreno pântano.
Hermitage Museum
O Hermitage é um museu russo com sede em 5 cidades do mundo. É um dos maiores museus de arte sua vasta coleção possui itens de praticamente todas as épocas.
Localizado nas margens do rio Amstel , o Hermitage Amsterdam é um espaço de exposição e centro de educação cultural com foco na história e cultura russa.
NEMO Science Museum
Os quatro andares do NEMO Amsterdã é uma cena estimulante para as crianças das mais diferentes idades. A diversão se dá por conta das bolhas de sabão gigantes, experimentos no laboratório de química ou produzir vídeos e música no Media Lab .
Adultos, com ou sem filhos, também se divertem. É difícil se segurar e ficar de fora dos gadgets e experimentos (ainda mais depois de uma passadinha em um coffee shop).
Museu Bíblico
Mesmo sendo ateu, resolvi conferir o museu sobre o mundo de apenas um livro: a Bíblia . O Museu Bíblico (em holandês : Bijbels Museum) está alojado no coração da velha Amsterdã, no canal Herengracht .
Achei um interessante museu que exibe objetos históricos da tradição judaico-cristã, a história da Bíblia e da influência da Bíblia na sociedade e artes plásticas.
Museu Marítimo
Um dos meus preferidos. Este museu mostra como o mar deu forma a nossa cultura holandesa. Há muitas exposições interativas que permitem aos visitantes explorar 500 anos de história marítima.
Estimulante e inspirador, é praticamente uma aventura marítima. Destaque: atracada no píer do museu, está a réplica do East Indiaman Amsterdam, que afundou em sua viagem inaugural em 1749.