Londres respira cultura. Além de ser uma cidade incrível, é rica em museus.

Cada um deles, tão interessantes quanto achamos e, portanto, é necessário bom tempo dedicado em cada um deles. O que torna as visitações um problema se  o tempo em Londres é curso.

Londres é uma cidade para morar e, por mais que digam o contrário, não visitar. Isto porque para conhecer bem a cidade, é necessário pelo menos várias semanas. Visitar museus é apenas uma pequena parte do que dá para fazer em Londres. Eu, ‘pobretão’, resolvi optar pelos gratuitos.

 

Tate Modern Art Gallery

Às margens do Rio Tamisa, em frente a St Paul’s Cathedral, o Tate Modern Art Gallery é considerado a maior galeria de arte do mundo.

Tate Modern Art Gallery1

Inaugurado em maio de 2000, instalado em uma antiga usina elétrica, o museu conta com obras de Dalí, Picasso, Warhol e outros artistas icônicos do século passado através de importantes mostras temporárias de arte moderna e contemporânea.

Tate Modern Art Gallery2

Algumas das exposições temporárias também são gratuitas, por isso vale muito a pena ir.

Onde e quando: Bankside London SE1 9TG. De 2ª à 5ª feira das 10 às 18 h e 6ª e sábado das 10 às 22h. 

Natural History

Localizado em um prédio que, por si só, já é uma obra de arte, o Natural History Museum de Londres, sem dúvidas alguma, foi o mais impactante museu do gênero que estive na vida e, com certeza, um dos mais famosos no mundo.

Natural History London22

Apesar de ser necessário esperar um pouco na fila, por conta de famílias inteiras que visitam este museu diariamente, este museu é um bom local para adquirir conhecimento.

Natural History London9

Embora nunca tenha sido um bom aluno, destes de estudar em casa ou em salas de aulas, sempre gostei de adquirir conhecimento.  Ver ao vivo estas espécimes que, muito provavelmente só vemos nos livros, é admirável.

Natural History London2

Além de fósseis de dinossauros muito bem conservados, o museu dispõe uma sessão sobre meteoros e rochas vindas do espaço, exposições sobre Charles Darwin e um simulador real de terremotos.

Natural History London1

Minha recomendação é ir cedo para este museu e depois almoçar no Sticky Fingers. Na mesma região, estão localizados o Science Museum e o Victoria & Albert Museum que, infelizmente, não deu tempo de visita-los.

Onde: Cromwell Road London SW7 5BD UK.
Horário: das 10h às 17h50.

British Museum

Com um acervo de 8 milhões de peças históricas do mundo todo, o Museu Britânico conta com esculturas egípcias e gregas, moedas antigas, objetos astecas, múmias, sarcófagos, objetos da Palestina, antiga Pérsia, Mesopotâmia e Babilônia. Em outras palavras, a história da humanidade através de artefatos.

British Museum1

Aberto ao público em 1759, não há dia em que o museu não tenha um grande número de pessoas. A dica é ir sem pressa e dedicar um dia inteiro.

British Museum2

Sendo um dos museus mais visitados do mundo, é difícil eleger um destaque com temos a Pedra Rosetta, os relevos assírios, esculturas gregas, as famosas peças de Xadrez Lewis, a Múmia de Katebet, o tesouro de Oxus, além de muitas armaduras de Samurais.

British Museum3

É importante dizer, desde 1980 o governo da Grécia vem realizando ações diplomáticos para ter de volta peças do Partenon e que compõem parte o acervo do British Museum.

Onde: Great Russell St, London WC1B 3DG
Horário: das 10h às 17h30.